segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Assertividade

Tenho dificuldade em ser assertiva. De agressiva passo a passiva. E de passiva que reprime as coisas passo novamente a agressiva. Ainda por cima é bem estúpido. Estou aborrecida por um motivo, mas como não o digo ou mostro acabo por descarregar a minha raiva sobre o que for sem motivo nenhum. Nas alturas em que consigo dizer não e impor limites bem definidos isto não acontece. Já não reprimo sentimentos que não mostro e por isso não tenho motivos para me tornar explosiva por motivo nenhum.
Tenho alturas em que trabalhei bem este aspecto da assertividade: “impor limites e dizer não de forma harmoniosa, sem agressividade”. Mas tenho alturas em que me vou esquecendo disso. É como se me fosse distraindo e aos poucos e poucos esquecendo o assunto, até que os hábitos antigos vão voltando devagarinho. Então começam os disparos de mau humor. Mas agora já percebo porque acontecem e posso pôr-me de novo a caminho. Quando isto acontece é quando estou a começar a deixar que ultrapassem os meus limites ... E está na hora de hastear a bandeira da assertividade!